-
Arquitetos: Laure Friès Architecture
- Ano: 2024
-
Fotografias:David Foessel
Descrição enviada pela equipe de projeto. Kanna é um refúgio para pescadores, uma cabana situada nas margens do corpo d'água de Marlens, que proporciona tranquilidade e privacidade, longe de olhares curiosos. Sua forma triangular revela uma vista panorâmica, preservando a majestade das montanhas ao redor. Com uma altura de 4,50 metros, a cabana permite lançamentos precisos de isca e pesca sem esforço. Poética e prática, Kanna atrai tanto entusiastas da pesca quanto viajantes em busca de um escape sereno.
O corpo d'água de Marlens está posicionado ao longo do Chaise, um rio que serpenteia entre as montanhas. A topografia dinâmica e a abundância de vegetação tornam a paisagem deste vale muito atraente. Os elementos do ar e da água são sentidos de forma intensa, seja ao longo do curso do rio ou nas margens do lago. As vistas das montanhas estão sempre presentes, guiando nosso olhar tanto para os picos quanto para seus reflexos na água. Nossa intenção inicial é propor uma estrutura esguia que preserve essas vistas majestosas.
A natureza do local oferece plenitude, tranquilidade e um desejo de conexão profunda com os elementos, características ideais para atividades de pesca. Conhecido por essa prática sazonal, o corpo d'água de Marlens é um destino popular para muitos pescadores, sendo regularmente abastecido com peixes. Assim, a necessidade de estar próximo à água é clara. O local número oito está situado entre o rio e o corpo d'água, sob a sombra das árvores, proporcionando uma vista para os peixes. A cabana foi projetada para ficar o mais perto possível da água, a apenas um metro da borda, evitando assim perturbar o ambiente aquático. A vara de pescar, uma ferramenta essencial para os pescadores, desempenha um papel fundamental no design da cabana. Com até 2,2 metros de comprimento, a vara tem uma flexibilidade que varia conforme o tipo de peixe desejado. O termo "vara" vem do grego "Kanna", que significa um tubo. Seu material rígido deve ter flexibilidade suficiente para permitir que o pescador puxe a presa para si sem quebrar a vara.
O movimento que o pescador faz ao lançar o anzol na água e recolhê-lo cria uma série de formas triangulares, moldando gradualmente a estrutura da cabana. Por definição, uma cabana deve oferecer abrigo, proporcionando um espaço para se isolar, refletir e encontrar tranquilidade em conexão com o ambiente. Nossa intenção é oferecer aos pescadores do corpo d'água de Marlens a possibilidade de pescar em um espaço protegido, afastado de outros visitantes. Para manter a abertura para a paisagem, a estrutura triangular se alarga à medida que se aproxima da água. Com uma altura fixa de 4,5 metros, o espaço é confortável o suficiente para lançar iscas. Kanna é uma proposta que combina poesia e praticidade, dedicada principalmente aos pescadores, mas também a caminhantes e visitantes curiosos em busca de um momento único de contemplação.